SAÚDE QUE SE VÊ

Vírus: Banco Asiático de Desenvolvimento distribui quase dois milhões de euros

LUSA
07-02-2020 08:32h

O Banco Asiático de Desenvolvimento anunciou hoje que vai distribuir dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros) para reforçar as medidas de prevenção e resposta ao novo coronavírus chinês.

O banco indicou que o dinheiro vai servir para adquirir equipamentos de diagnóstico e de laboratório, e melhoria da vigilância e resposta aos surtos, sobretudo nas áreas rurais, na China, no Camboja, no Laos, em Myanmar, na Tailândia e no Vietname.

A China elevou hoje para 636 mortos e mais de 31 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 73 mortes e 3.143 novos casos.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países. Na Europa, o número de casos confirmados chegou quinta-feira a 31, com novas infeções detetadas no Reino Unido, Alemanha e Itália.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

MAIS NOTÍCIAS