SAÚDE QUE SE VÊ

Utentes fazem vigília contra pagamento de estacionamento no Hospital do Barreiro

LUSA
06-02-2020 14:44h

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro (CUSP) vai realizar, na sexta-feira, uma vigília contra o pagamento do parque de estacionamento no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, no distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.

“Entendemos que a cobrança de parque de estacionamento não tem lugar num serviço que se fundou e se deseja gratuito e universal. Esta medida só vem sobrecarregar ainda mais quem tem menos recursos, criando mais barreiras no acesso aos cuidados de saúde”, defenderam os utentes, em comunicado.

A vigília está marcada para as 17:00 em frente ao hospital, no Barreiro, e deve-se ao anúncio da administração de que o estacionamento vai passar a ser pago.

“Foi-nos comunicado que o parqueamento será uma realidade irreversível, assente na justificação de que a situação é normalizada nos demais centros hospitalares da região, que existem redes de transportes públicos no concelho, assim como estacionamento disponível fora do hospital, e que o preçário seria diversificado e aplicado a todas as pessoas (utentes e trabalhadores”, indicou a comissão.

No entanto, os utentes acreditam que ainda é possível mudar esta medida, até porque não se pode taxar o parqueamento no acesso à saúde “como se de uma ida ao ‘shopping’ se tratasse”.

Por isso, apelaram à participação dos cidadãos na vigília de sexta-feira.

Em novembro, a União dos Sindicatos de Setúbal também se mostrou contra o pagamento do parque a utentes e trabalhadores, acusando a administração de querer “ganhar com a doença”.

MAIS NOTÍCIAS