SAÚDE QUE SE VÊ

Vírus: França desaconselha viagens e pede a franceses que deixem a China

LUSA
04-02-2020 17:30h

França desaconselhou hoje qualquer viagem não-essencial à China e pediu aos seus cidadãos que abandonem o país enquanto o novo coronavírus continuar a propagar-se, depois de o Reino Unido ter lançado avisos no mesmo sentido.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês emitiu hoje o aviso, citando medidas de restrição e confinamento tomadas pelas autoridades chinesas e “a evolução da epidemia”.

A nota recomenda aos franceses na China, “em particular às famílias”, que, “a título de precaução”, “se afastem momentaneamente do país”.

A embaixada de França e os serviços consulares na China mantêm-se abertos e vão continuar a ajudar os cidadãos franceses que decidam ficar no país, adianta.

A companhia aérea Air France suspendeu todos os voos de e para a China, tal como outras companhias aéreas.

Até ao momento, França retirou centenas de nacionais da China em dois voos e regista seis casos confirmados de infeção pelo coronavírus.

As autoridades chinesas elevaram hoje o balanço da epidemia do novo coronavírus para 426 mortos e mais de 20.000 casos confirmados na China continental, um morto e 17 infetados em Hong Kong e 10 casos confirmados em Macau.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 25 outros países.

MAIS NOTÍCIAS