SAÚDE QUE SE VÊ

“O aumento de peso generalizado foi na ordem dos 30%” – afirma presidente da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI)

CANAL S+ / VD
05-03-2021 14:11h

No último ano, a pandemia da COVID-19 forçou períodos de confinamento, de teletrabalho para os pais e de ensino à distância para os mais jovens. Um cenário que motivou alterações das rotinas alimentares e um “aumento de peso generalizado na ordem dos 30%” revela Mário Lima Silva, presidente da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Em entrevista ao Canal S+, a propósito do Dia Mundial da Obesidade – que se assinalou ontem - o responsável alerta que se “Houve elogio em final de 2019, pelo caminho que Portugal conseguiu construir ao decrescer a taxa de obesidade infantil (…) O que aconteceu de 2020 para a frente é uma inversão total da tendência”.

Mário Lima Silva explica que os dados ainda não são definitivos e que há muito para estudar, mas “temos a intuição de que todo o trabalho que foi feito nos últimos dez anos houve uma regressão. Vamos voltar a taxas de há 10 anos”.

Preocupado com a mudança crescente dos hábitos alimentares das famílias e dos jovens portugueses, Mário Lima Silva alerta que “As famílias estão confinadas e ansiosas com a sua saúde mental à beira de um outro problema: o burn-out generalizado. Há uma relação muito emocional com a comida. Este período todo pandémico tem servido para as recompensas que as famílias atribuem tem sido muito focada na questão alimentar”.

Uma tendência que é preciso travar antes que seja tarde demais. Para o presidente da APCOI há, apesar de tudo, um aspeto positivo “A sensação geral é que todas as pessoas perceberam a importância de se mexerem. Mas nem sempre as caminhadas são suficientes.”

 

Mário Lima Silva defende ainda que é urgente incluir quem sofre de obesidade na vacinação prioritária contra a COVID-19. O presidente da APCOI conhece de perto casos de pessoas “ligadas à Associação que evitam ao máximo as saídas, mesmo nos períodos em que não havia confinamento, e isso está a ter impacto na sua saúde e no seu peso”.

Ao Canal S+, o responsável pela APCOI deixa um conjunto de conselhos aos jovens e às famílias para este período de segundo confinamento “é que os jovens, as crianças e as famílias consigam manter as suas rotinas alimentares sem espaço para outros snacks e comidas de ocasião”.

Este ano, o Dia Mundial da Obesidade – uma efeméride criada pela Federação Mundial da Obesidade (Homepage | World Obesity Day) – tem como tema “Every body needs everybody” e pretende destacar que a obesidade é uma doença e pode e deve ser tratada.

World Obesity Day 2021 - Every Body Needs Everybody - YouTube

MAIS NOTÍCIAS