SAÚDE QUE SE VÊ

Governo da Madeira reserva 18,6 ME para primeira fase de construção do novo hospital

LUSA
11-02-2021 18:39h

A primeira fase da obra de construção do novo Hospital Central do Funchal representará um investimento do Governo da Madeira de cerca de 18,6 milhões de euros, segundo uma portaria hoje publicada.

Segundo a portaria, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, os encargos orçamentais previstos na primeira fase da obra - escavação e contenções periféricas - tem o valor global de 18,860 milhões de euros, escalonados pelos anos de 2021 (6,671 milhões de euros) e de 2022 (12,188 milhões de euros).

A despesa prevista para 2021 tem cabimento no Orçamento da região autónoma deste ano, segundo o documento.

A empreitada para a construção do novo Hospital Central a Madeira está orçada em 340 milhões de euros.

Em junho de 2020, o governo, de coligação PSD/CDS-PP, abriu concurso público no valor de 205 milhões de euros (excluindo equipamentos).

Contudo, o concurso acabaria por ficar ‘deserto’, tendo o executivo justificado a situação com a crise provocada pela pandemia de covid-19 e alegando que os orçamentos prévios das empresas eram superiores ao preço base estipulado.

Mais tarde, em setembro de 2020, o executivo regional decidiu avançar com um novo concurso, destinado apenas à empreitada de escavação e contenção dos terrenos onde será construído o novo hospital, na freguesia de São Martinho, no Funchal, tendo recebido seis propostas.

MAIS NOTÍCIAS