SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Número de casos tende a normalizar em Moura, apesar de subida em lar

LUSA
09-02-2021 17:00h

A situação epidémica em Moura tende a normalizar, apesar da subida do número de casos positivos de covid-19 num dos dois surtos ativos em lares do concelho, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil local.

Na última semana, subiu de 86 para 109 o número de pessoas infetadas no Lar de São Francisco (95 utentes e 14 funcionários), na sede de concelho, onde há a registar a morte de quatro utentes (mais dois do que há uma semana), precisou a fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (Beja).

Três dos utentes infetados estão internados na enfermaria covid-19 do hospital de Beja e, por outro lado, as autoridades locais estimam que possam ser dadas “à volta de 50 altas”, hoje e quarta-feira, a utentes e funcionários que tiveram a doença.

“Todos os negativos vão ser novamente testados” na quarta-feira “e só depois disso se conseguirá perceber se o surto ainda está a evoluir ou se alguns destes casos [detetados na última semana] já estavam infetados e não foram apanhados na primeira testagem”, explicou a mesma fonte.

Ainda naquele concelho, o número de casos ativos na estrutura residencial para idosos do Centro Social da Amareleja baixou de 45 para 16, havendo a lamentar 14 óbitos, mais quatro do que há uma semana.

O número de utentes infetados nesta estrutura baixou, portanto, de 23 para nove, enquanto, dos 22 funcionários que estavam infetados há uma semana, apenas sete continuam nessa condição, “mas todos devem ter alta amanhã [quarta-feira]”, pelo que o surto está “em fase de resolução”.

Mesmo os números totais do concelho têm vindo a diminuir progressivamente, tendo reduzido de 240 casos ativos na semana passada para 203 na atualização do boletim epidemiológico divulgada pelo município na segunda-feira.

Por esse motivo, foi hoje retomado o serviço de transporte urbano no concelho, que volta a funcionar “como habitualmente, nos dias úteis entre as 08:00 e as 11:30”, de acordo com uma publicação da Câmara Municipal de Moura nas redes sociais.

“Mesmo os novos casos que têm surgido na comunidade, fora das instituições, ainda são contactos diretos de outras cadeias de transmissão já conhecidas”, explicou a fonte municipal.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

MAIS NOTÍCIAS