SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Castelo de Paiva cria linha telefónica de apoio social

LUSA
29-01-2021 16:07h

A Câmara de Castelo de Paiva criou uma linha telefónica de apoio social, na qual técnicos do município e voluntários prestarão apoio à população em contexto da pandemia de covid-19, informou hoje fonte camarária.

No atendimento da linha telefónica, com o número 910718517, estarão técnicos de ação social, psicólogos e enfermeiros, entre outras especialidades.

O projeto conta com a parceria das instituições particulares de solidariedade e juntas de freguesia que darão apoio a idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias em isolamento profilático, sem retaguarda familiar ou institucional.

Nesse âmbito, será prestado apoio psicológico e social à população, reforça a autarquia, indicando que, por outro lado, foi reforçada a dotação financeira da medida "Cheque Farmácia", para comparticipar despesas em medicação para a covid-19.

Acresce o reforço financeiro e logístico da Loja Social, "com vista a garantir a atribuição de um apoio alimentar, durante o estado de emergência, a indivíduos ou famílias afetadas pela pandemia".

A edilidade anunciou, por outro lado, que às faturas dos meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, vai ser aplicado, ao comércio e à indústria, o tarifário social, nos serviços de água, saneamento e resíduos urbanos.

Ao nível do arrendamento comercial, regista-se a redução de 50% do valor das rendas decorrentes do arrendamento comercial de instalações propriedade da autarquia, relativas aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

As instituições de solidariedade vão poder contar com a atribuição de um apoio financeiro extraordinário, correspondente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, em função das respostas sociais prestadas, número de funcionários e utentes.

Os bombeiros do concelho também verão reforçado, a título extraordinário, o apoio do município, para além da cedência de material de proteção individual, como também está a ocorrer com as instituições de solidariedade social.

MAIS NOTÍCIAS