SAÚDE QUE SE VÊ

41 anos SNS: Os bons exemplos na Saúde Mental

CANAL S+ / SO
18-09-2020 15:19h

Em entrevista ao Canal S+, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, além dos pontos que é necessário mudar no SNS, deu exemplos de coisas positivas. Uma delas foi a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico, integrada na Linha SNS24, que surgiu durante a pandemia, mas que vai continuar.  

Francisco Miranda Rodrigues aplaude a iniciativa, mas gostaria ainda de melhorar o que considera “uma porta única de acesso à saúde mental em Portugal no serviço publico”, nomeadamente com a referenciação direta, de algumas das pessoas atendidas, para o centro de saúde.

Outro bom exemplo que o Bastonário refere é o projeto que se desenvolveu no Hospital de São João, no Porto, em que houve uma reorganização de serviços autónomos, onde se incluem os psicólogos, para responder às necessidades dos vários serviços do centro hospitalar.

Por fim, Francisco Miranda Rodrigues menciona a importância dos psicólogos, no SNS, no combate às toxicodependências, que se tornou um modelo exemplar a nível internacional.

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses faz um balanço positivo do trabalho do SNS e não deixa de elogiar estas iniciativas, mas ainda assim afirma que há muito a fazer na área da saúde mental.

MAIS NOTÍCIAS