SAÚDE QUE SE VÊ

Infarmed alerta para produtos ilegais para tratar disfunção erétil

Canal S+
17-04-2019 16:00h

A Autoridade Nacional do Medicamento publicou, esta quarta-feira, um comunicado no seu site alertando os consumidores para não utilizarem os produtos Gold Max Blue e Gold Max Pink, vendidos em embalagens, para tratamento de disfunção erétil, por serem ilegais.

Os produtos foram detetados na Alfândega portuguesa, no âmbito do protocolo de colaboração entre o Infarmed e a Autoridade Tributária e Aduaneira, destinado ao combate à falsificação de medicamentos.

Após a apreensão, o INFARMED verificou nos seus laboratórios que as embalagens de Gold Max Blue e Gold Max Pink, em cápsulas, contêm a substância ativa sildenafil, que se destina à melhoria do desempenho sexual.

Segundo a Autoridade do Medicamento estes produtos têm origem, provavelmente, em vendas através da Internet, não tendo sido detetados no circuito legal de venda de medicamentos, como sejam as farmácias comunitárias.

Por não disporem de autorização de introdução no mercado em Portugal, logo sem qualquer reconhecimento quanto a qualidade e eficácia e conterem substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em medicamentos, o INFARMED alerta os consumidores para não os utilizarem e adverte por fim potenciais entidades comercializadoras para não os venderem.

Qualquer embalagem encontrada destes produtos deve ser entregue na farmácia comunitária mais próxima para ser devidamente destruída, através da Valormed.

MAIS NOTÍCIAS