SAÚDE QUE SE VÊ
Carlos Rico

“Portugueses são dos povos do mundo que mais têm cancro do estômago” – Rui Tato Marinho

CANAL S+ / SO
29-05-2020 08:15h

Em Portugal, um terço das mortes por cancro são do aparelho digestivo. Com a pandemia muitos exames e diagnósticos foram adiados. No Dia Mundial da Saúde Digestiva, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia pede aos portugueses que não deixem de ir aos hospitais em caso de emergência, pois no caso do cancro pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A 29 de Maio celebra-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva e Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) tem algumas iniciativas agendadas para promover a saúde do sistema digestivo.

Segundo um inquérito realizado pela SPG “apenas 48,4% conhece doenças relacionadas com o aparelho digestivo, embora 90% admita que a importância de que uma boa Saúde Digestiva contribui para uma vida mais saudável”. Em conversa com o S+, Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade fala da importância dos bons hábitos, como o exercício físico e a alimentação saudável, para evitar as doenças, mas também eliminar os maus hábitos, como o tabaco ou o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

O mesmo estudo revela ainda que “quase 73% responde de forma positiva à importância da prevenção e cerca de um terço já visitou um gastrenterologista”. Os rastreios são essenciais na prevenção e deteção de doenças como o cancro, mesmo porque muitas vezes os sintomas são silenciosos ou só surgem quando a doença está avançada.

Em Portugal, realizam-se cerca de mil colonoscopias por dia e são diagnosticados cerca de 1500 casos de cancro digestivo por mês. No entanto, com a Covid-19 os exames e diagnósticos foram adiados. Rui Tato Marinho afirma que estão a ser feitos esforços para retomar a atividade e que por causa da paragem de dois meses existem pessoas que desenvolveram cancro.

O medo da Covid-19 não pode impedir as pessoas de serem acompanhadas por outras doenças, por isso o presidente da SPG pede que as pessoas se dirijam aos hospitais ou falem com o seu médico, pois ficar em casa pode ser mais perigoso.

Durante o mês de Junho, a SPG vai continuar a alertar os portugueses para a importância de prevenir as doenças digestivas que vão para além das oncológicas. O aparelho digestivo é composto por alguns dos nossos órgãos mais importantes: mede cerca de 10 metros e vai da boca ao ânus, passando pelo esófago, fígado e vesícula, estômago, pâncreas, e intestinos delgado e grosso.

MAIS NOTÍCIAS