SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PS/Madeira pede à população que deixe de ter medo e confie nas autoridades da saúde

LUSA
18-05-2020 16:41h

O deputado do PS/Madeira no parlamento regional Paulo Cafôfo defendeu hoje que as pessoas têm de perder o "medo" e respeitar as orientações das autoridades da saúde, durante a fase de desconfinamento no âmbito da pandemia da covid-19.

"É preciso ir perdendo o medo aos poucos com as regras que são determinadas pelas autoridades da saúde", disse o parlamentar, sublinhando que "o uso de máscara, a questão do distanciamento social e o plano de higienização são fundamentais para que se possa regressar à normalidade".

No final de uma visita ao Mercado da Penteada, Paulo Cafôfo referiu que a iniciativa pretendeu ser "um incentivo a todos os comerciantes que têm passado momentos bastantes complexos" e uma forma de transmitir "confiança" à população na procura por estes serviços.

O deputado socialista defendeu ainda que o Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, deve ter "um plano de abertura ao exterior", de modo a que a região possa a começar a receber turistas.

Nesta visita, Paulo Cafôfo foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.231 pessoas das 29.209 confirmadas como infetadas, e há 6.430 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS