SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Lares dos municípios de Aveiro com três mil testes até final de maio

LUSA
15-05-2020 16:19h

Até ao final do mês deverá ser concluída a “primeira volta” dos testes à Covid-19 nos lares da região de Aveiro, faltando efetuar 670 dos três mil testes programados, revelou hoje a Comunidade Intermunicipal.

De acordo com uma nota de imprensa da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), foram planeados para realizar integrados na “Operação Testes Lares MTSSS-UA” na Região de Aveiro, cerca três mil testes a idosos e funcionários, em 50 Lares, de 10 dos 11 municípios da CIRA”.

Esse número inclui já “cerca de 670 testes que vão ser realizados até ao final de maio, terminando assim a primeira volta de testes nos lares da Região de Aveiro”.

Dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal, apenas um, Ovar, não integrou a operação conjunta, “pelas suas especificidades na gestão do Covid-19, tendo realizado testes nos lares por outras vias”.

“O nível da execução tem sido muito próximo do planeado, havendo sempre acertos necessários ao nível da gestão logística da execução das colheitas”, avalia a CIRA, afirmando o empenho em que esse trabalho prossiga com uma segunda volta, “continuando a garantir a utilização correta dos testes como ferramenta de trabalho na boa gestão de uma das principais populações de risco no que respeita à Covid-19”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e os seus Municípios associados têm trabalhado de forma empenhada na denominada

A “Operação Testes Lares / MTSSS – UA”, montada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) tem envolvido a CIRA e os municípios associados, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS-BV), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e a Universidade de Aveiro (UA).

Já quanto aos testes nas creches das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) a nota de imprensa regista que o Governo decidiu abrir as creches dia 18 e realizar testes aos seus profissionais, “sem que para o efeito tivesse estabelecido qualquer contacto oficial prévio” com as autarquias, “ao contrário do que aconteceu nos lares”.

Feita uma avaliação dos desenvolvimentos do processo dos testes aos funcionários das creches, que foi desencadeado de forma desestruturada e apenas nos últimos três dias, entendem os presidentes das Câmaras Municipais da CIRA que não estão minimamente reunidas as condições necessárias para a desejável cooperação institucional (…) ficando assim o processo a ser gerido pelo Instituto da Segurança Social (ISS) de Aveiro”.

Portugal contabiliza 1.190 mortos associados à covid-19 em 28.583 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Das pessoas infetadas, 673 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.328.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

MAIS NOTÍCIAS