SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Alunos de enfermagem de Portalegre regressam aos estágios curriculares segunda-feira

LUSA
15-05-2020 16:07h

Mais de 60 alunos finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre vão voltar aos estágios curriculares na segunda-feira, após a sua suspensão devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

Os alunos deste estabelecimento de ensino pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vão voltar a ser distribuídos pelos 16 centros de saúde, geridos pela Unidade Local do Norte Alentejano (ULSNA), onde permaneciam antes da interrupção do ensino presencial devido à pandemia.

“Eles terminam o estágio no final de junho e, depois, só precisam do atestado da Ordem dos Enfermeiros para poderem ir trabalhar. Isto significa que vamos injetar no sistema mais de 60 enfermeiros, num sistema que está neste momento fragilizado e que necessita de reforço”, disse o presidente do IPP, Albano Silva, em declarações à agência Lusa.

O responsável considera que este regresso ao estágio curricular é “muito bom” para os alunos e para a ULSNA, que desta forma fica dotada com mão de obra qualificada para integrar o Serviço Nacional de Saúde “o mais rápido possível”.

“É muito bom também para o IPP porque conseguimos, com este protocolo com a ULSNA, terminar o curso de enfermagem em condições ótimas, numa altura destas”, acrescentou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.190 pessoas das 28.583 confirmadas como infetadas, e há 3.328 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS