SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PEV confiante nos resultados dos primeiros dias de desconfinamento

LUSA
14-05-2020 14:34h

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou-se hoje confiante nos resultados dos primeiros dias do desconfinamento gradual do país devido à pandemia de covid-19 e defendeu um reforço da segurança nos transportes e locais de trabalho.

“Apesar de só terem passado 13 ou 14 dias desde o desconfinamento gradual, não houve assim uma alteração tão considerável nos números que pudesse que pudéssemos ter deixado de ter confiança neste desconfinamento”, afirmou a deputada Mariana Silva, do PEV, após mais uma reunião com os epidemiologistas e especialistas no Infarmed, em Lisboa.

Daí que a representante dos Verdes tenha dito que que é preciso “confiança e determinação” para “desconfinar gradualmente, de forma adequada com todas as regras que a Direção-Geral da Saúde (DGS) indica” e ter “a preocupação clara de que é necessário manter a segurança nos locais de trabalho nas escolas nas creches e sobretudo nos transportes públicos”.

A deputada dos Verdes fez ainda dois alertas, um sobre a necessidade de ser retomada, com condições de segurança, a oferta de transportes, em especial nas regiões do interior, e outro para as dificuldades que passam as pessoas “com menos rendimentos”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Portugal regista hoje 1.184 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quarta-feira, e 28.319 infetados, mais 187, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS