O PSD/Açores entregou hoje no parlamento açoriano uma iniciativa legislativa para a realização de um inquérito serológico à população açoriana, dando prioridade "aos grupos de maior risco de exposição ao vírus" e "outros grupos relevantes" para uma amostra representativa.
Segundo uma nota do partido, no projeto de resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os social-democratas sublinham que os testes serológicos são realizados com vista a “identificar se houve ou não presença do novo coronavírus (designado SARS-CoV-2) no organismo e detetar a eventual presença de anticorpos contra aquele vírus”.
“A realização de testes serológicos, devidamente validada e obedecendo a critérios bem definidos, poderá ter relevância no âmbito da pandemia que atualmente vivemos”, justifica a iniciativa legislativa do PSD/Açores, lembrando que "a Organização Mundial de Saúde defende que os testes serológicos poderão ter um papel importante na identificação de utentes assintomáticos ou de utentes com infeções subclínicas, bem como na possibilidade de determinar a extensão da infeção da doença na população”.
O PSD/Açores propõe que o inquérito serológico “dê prioridade aos grupos de maior risco de exposição ao vírus, nomeadamente bombeiros, forças de segurança, agentes da proteção civil, profissionais de saúde e outros grupos relevantes para uma amostra que seja considerada representativa da população açoriana”, lê-se no comunicado.
Até ao momento, já foram detetados no arquipélago um total de 145 casos de infeção, verificando-se 91 recuperados, 16 óbitos e 38 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.
Destes, 30 são em São Miguel, dois na Graciosa, um em São Jorge, três no Pico e dois no Faial.
Portugal regista hoje 1.175 mortes relacionadas com a covid-19, mais 12 do que na terça-feira, e 28.132 infetados, mais 219, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.