SAÚDE QUE SE VÊ

A história de Santiago, o menino que venceu a Covid-19

CANAL S+ / VP
04-05-2020 19:51h

Catarina Sousa e Pedro Garcia estavam há duas semanas a recuperar dos sintomas da Covid-19, quando começaram a notar os primeiros sintomas no filho Santiago. Foi a primeira criança, na zona norte, a ser internada com Covid-19. Após seis dias no Hospital de São João, no Porto, está livre da doença. Ainda pergunta pelas `meninas de azul`, quando se lembra das enfermeiras que o trataram. E das tranças que usavam.   

Só faltava recuperarem o olfato, de todos os sintomas da Covid-19, quando o imprevisto aconteceu. Santiago, de dois anos e sete meses, começou a ter febres, inicialmente na casa dos 38 graus/38 graus e meio. Passados dois dias, subiu até aos 40 graus.

Após um teste negativo e um segundo positivo, foi a primeira criança, na zona norte, a ser internada com Covid-19. Momento que Catarina descreve como “o mais desesperante, mais aflitivo, mais caótico” da sua vida.  

Santiago esteve internado seis dias na seção de Pediatria do Hospital São João, dias descritos como “muito difíceis” por esta mãe.   

“A equilibrar esses dias sombrios estava a luz”, pode ler-se numa publicação partilhada por Catarina, referindo-se à equipa médica, enfermeiros e auxiliares.  

Ao fim de cerca de 48 horas de internamento, o quadro clínico do Santiago melhorou muito e não chegou a necessitar de ventilação.  

Santiago já está em casa com os pais e com Ema, a irmã gémea.  

Catarina Sousa e Pedro Garcia aguardavam ainda o resultado do segundo teste. Apesar de temerem uma reinfeção, vivem um dia de cada vez e com todos os cuidados.

MAIS NOTÍCIAS