SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: O conforto da fé

Canal S+/ SO
01-05-2020 09:48h

Em tempos de pandemia, em que se tem de lidar com o desconhecido e com o medo, muitas vezes as pessoas agarram-se à sua fé. Num país maioritariamente católico como é Portugal, não seria de espantar que as pessoas se dirigissem a terreno sagrado para rezar, em busca de conforto e alento.

No entanto, com o estado de emergência, as igrejas fecharam. Deixaram de se celebrar missas, casamentos, batizados ou funerais. As redes sociais passaram a ser o novo veículo para fazer chegar a mensagem de Deus.

Com o evoluir da situação em Itália, o Vaticano teve de tomar medidas de prevenção, como nos conta António José Emauz de Almeida Lima, Embaixador de Portugal na Santa Sé. Atualmente, no território existem 10 casos positivos, 2 recuperados e zero óbitos.

A Embaixada Portuguesa na Santa Sé, enquanto representante diplomática, promove muitos eventos culturais. Como tem acontecido um pouco por todo o mundo, estes tiveram de ser reagendados ou cancelados.

A Praça de S. Pedro, em frente à Basílica de S. Pedro no Vaticano, é uma das maiores do mundo com 320 metros de comprimento e 240 de largura. É ali que milhares de pessoas aguardam pelo fumo branco, cada vez que se realiza um conclave. Diariamente milhares de turistas passeiam por lá e nalgumas situações já chegou a receber mais de 300 mil pessoas.

Hoje, está vazia.

MAIS NOTÍCIAS