SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: “Aderir a esta app é um imperativo moral, por nós e pelos outros” – Rui Oliveira

Canal S+ / TB
30-04-2020 23:32h

Para este investigador, não há razões para que os portugueses não adiram à monitorCovid19.pt e façam a sua parte para que todos enquanto comunidade possamos derrotar o vírus. Rui Oliveira acrescenta que dificilmente poderia haver uma app menos trabalhosa para quem a usa e assegura que não há riscos nem desvantagens na utilização desta ferramenta.

A luta contra o vírus é de todos nós e, na opinião de Rui Oliveira, aderir à utilização desta app é uma atitude altruísta que permite a cada um, para além de zelar pela sua saúde, fornecer aos outros informação preciosa no caso de ser contagiado. Trata-se, conclui, de uma responsabilidade moral de todos.

Poderá o leitor estar ainda a perguntar-se se existirão riscos na utilização desta aplicação. Rui Oliveira não identifica qualquer razão para que não se utilize esta ferramenta, afirmando que esta preserva integralmente a privacidade dos utilizadores.

Rui Oliveira salienta a conveniência desta ferramenta, lembrando que a única coisa que o utilizador tem de fazer é o download da app. Contudo, para que as pessoas a usem têm de saber que ela existe, e aí a comunicação social e sobretudo as autoridades de saúde terão um papel fundamental na sua validação perante a população.

Apesar de ainda não haver data definida para o lançamento da monitorCOVID.pt. Rui Oliveira espera ser possível coloca-la nas lojas de aplicações no final de maio.

MAIS NOTÍCIAS