SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Mourão manifesta "preocupações" com ponto de passagem autorizado para Espanha

LUSA
30-04-2020 20:56h

O vice-presidente do município raiano de Mourão, Manuel Carrilho, manifestou algumas preocupações com a reabertura da fronteira com Espanha, com horas determinadas, de acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado hoje pelo Conselho de Ministros.

“Nós temos algumas reticências sobre esta questão. Achamos que, sim senhor, abrir parcialmente, até porque temos trabalhadores de Espanha que trabalham no nosso município e temos também portugueses que residem lá [Espanha] e trabalham cá [Mourão], mas achamos que tem de ser com algum cuidado”, disse.

O autarca defendeu, assim, a existência por parte das autoridades de uma “fiscalização apertada”, na zona da fronteira de São Leonardo, que liga a vila portuguesa de Mourão à localidade espanhola de Villanueva del Fresno.

“Nós sabemos como tem estado a situação em Espanha, muito pior ainda que a nossa e, portanto, pode ser uma fonte de aumento de contágios”, alertou.

O concelho de Mourão vai ter um ponto de passagem autorizado na fronteira com Espanha, com horas determinadas, de acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado hoje pelo Conselho de Ministros.

“Face ao contexto atual e à realidade local de trabalhadores transfronteiriços, é criado, em Mourão, mais um ponto de fronteira transitável, em períodos especificados” (dias úteis, das 07:00 às 09:00 e das 18:00 às 20:00), justifica a tutela.

A travessia da fronteira será feita sob a vigilância da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado quarta-feira.

Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.

Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.

MAIS NOTÍCIAS