A Câmara de Aveiro (CMA) anunciou hoje que vai avançar com o lançamento do Programa de Apoio às Associações, a prorrogação do estacionamento gratuito e aumento da oferta de transportes públicos.
No âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações 2020 são abertas as candidaturas para atribuição de apoio à atividade regular, bem como para o apoio ao investimento, para as associações de índole social (onde se incluem as IPSS), cultural e profissionais, entre outras.
Atendendo à situação excecional por força da Pandemia do Coronavírus/Covid-19 foi feita a alteração do prazo de submissão de candidaturas e a possibilidade de as Associações entregarem o relatório de atividades e contas de 2019 e o plano de atividades e orçamento para 2020, até ao final de setembro de 2020.
As candidaturas devem ser apresentadas pelas associações até dia 22 de maio, no caso das associações de índole social, e até ao dia 29 de maio para as restantes, através da entrega do formulário próprio disponível na página eletrónica do município.
“Na gestão da utilização do espaço público, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu alargar até ao próximo dia 17 de maio a desativação dos parcómetros, com consequente isenção do pagamento nas áreas de estacionamento que lhe estão adstritas, bem como a isenção do pagamento de utilização do parque de estacionamento do Mercado Manuel Firmino”, refere em nota de imprensa.
A autarquia prevê voltar a ativar os parcómetros e o seu pagamento no dia 18 de maio, estando a preparar várias campanhas de comunicação e sensibilização para a utilização das plataformas digitais, nomeadamente o 'iparque', para a realização dos pagamentos de estacionamento, para que os condutores evitem o contacto direto com os dispositivos físicos.
O sistema 'iparque' é uma aplicação móvel de estacionamento inteligente que pode ser descarregada gratuitamente em dispositivos móveis 'iphone'/'ipad' ou com sistema 'Android'.
No que respeita aos transportes públicos, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a concessionária de transportes públicos rodoviários e fluviais, Transdev/ETAC / Aveirobus, introduzem algumas alterações à oferta de serviços que vigora desde 25 de março, com aumento substancial da oferta e reativação do pagamento pela utilização, campanhas de distribuição de máscaras para oferecer aos compradores de passe mensal, e intensificação das operações de desinfeção dos autocarros e embarcações.
Será ainda mantido o sistema de “transportes a pedido”.
Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado quarta-feira.