SAÚDE QUE SE VÊ

Governo angolano garante que sarampo que fez 76 mortos está controlado

LUSA
28-11-2019 14:31h

O Governo angolano assegurou hoje que está controlado o surto de sarampo, que nos últimos dez meses causou 76 mortes, sobretudo de crianças, entre os mais de 5.000 casos notificados, e que o país tem "'stock' de vacinas suficiente".

Segundo a coordenadora do Programa Alargado de Vacinação do Ministério da Saúde de Angola, Alda de Sousa, entre janeiro e outubro de 2019, foram notificados 5.300 casos suspeitos de sarampo, com a província da Lunda Sul a liderar as ocorrências.

Luanda, Uíje, Malanje, Lunda Norte, Huambo, Bié e Moxico são as restantes províncias que durante o período também notificaram casos de sarampo que vitimaram 76 crianças menores de cinco anos.

Para a responsável, que falava hoje na capital angolana, "até à presente data o surto está controlado" na sequência de várias campanhas de bloqueio e ações de assistência médica aos pacientes.

Entre as ações em curso, estão ainda campanhas de prevenção e sensibilização, sobretudo ao longo da fronteira leste de Angola com a República Democrática do Congo (RDCongo).

MAIS NOTÍCIAS