SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Exercício internacional NATO Tiger Meet em Beja adiado para 2021

LUSA
29-04-2020 13:40h

O exercício internacional NATO Tiger Meet (NTM) previsto decorrer este ano em Beja, com a participação de cerca de 3.000 militares e mais de 100 aeronaves, foi adiado para 2021, devido à evolução da pandemia de covid-19.

"Na sequência da pandemia global e da evolução epidemiológica da covid-19", o NTM foi "adiado" e deverá decorrer entre os dias 02 e 14 de maio de 2021, na Base Aérea n.º 11, em Beja, informa a organizadora, a Força Aérea Portuguesa (FAP), no `site´ oficial do exercício, que já tinha sido adiado de maio para julho deste ano.

Segundo a FAP, a decisão de adiar novamente o exercício e para 2021 "foi tomada para não colocar em causa a segurança das nações e esquadras participantes e de todos os espetadores".

Em março, a FAP tinha decidido adiar o NTM do período inicialmente previsto, entre os dias 10 e 21 de maio, para decorrer entre os dias 05 e 17 de julho, devido às "recomendações e medidas preventivas em matéria de saúde pública" decretadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Direção-Geral da Saúde "na sequência da evolução epidemiológica" da doença covid-19 provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

A edição deste ano do NTM, que é realizado anualmente e envolve esquadras de voo de várias nações que têm um tigre ("tiger" em inglês) como símbolo, iria contar com a participação de cerca de 3.000 militares e mais de 100 aeronaves de 22 esquadras de 16 países aliados da NATO.

Na edição do ano passado do exercício, que decorreu em Mont-de-Marsan, em França, a Esquadra 301 "Jaguares" da FAP e membro oficial da NATO Tiger Association foi "reconhecida como a melhor esquadra de voo" e conquistou o troféu "Silver Tiger" e o prémio "Tiger Spirit".

MAIS NOTÍCIAS