O diretor-geral do Centro Hospitalar de São Tomé disse hoje que os quatro doentes com covid-19 internados na unidade de isolamento poderão ter alta ainda esta semana por estarem "a evoluir muito positivamente aos tratamentos".
"Aproveito para informar toda a população de São Tomé e Príncipe e não só, que o estado clínico dos pacientes com covid-19 positivo que se encontram internados no Hospital Ayres de Menezes, nos serviços de isolamento, neste momento a evolução é bastante satisfatória", disse Pascoal d'Apresentação.
Segundo Pascoal d'Apresentação, os doentes estão, inclusivamente, “em condições de receber alta hospitalar”, após a qual “serão seguidos no domicílio durante 14 dias".
O responsável hospitalar falava durante uma conferência de imprensa na qual também participaram o ministro da Saúde, Edgar Neves, e a diretora clínica, Feliciana Bonfim.
Pascoal d'Apresentação anunciou ainda que existem outros cidadãos internados com sintomas associados ao novo coronavírus que estão a ser "tratados sintomaticamente", aguardando que se "cumpra o protocolo" para serem submetidos a testes.
"Temos mais quatro casos internados, além daqueles que estão no isolamento. Esses quatro, casos, nós estamos a tratá-los sintomaticamente, estão em seguimento, à espera que se cumpra o protocolo estabelecido para se fazer os testes", disse Pascoal d'Apresentação.
De acordo com diretor-geral, esse "protocolo" estabelece um período de oito dias após os pacientes manifestarem sintomas associados a doença.
"Os testes rápidos têm critérios de utilização. Eles devem ser feitos após oito dias do surgimento da doença, ou seja, quando uma pessoa aparece no hospital com febre, tosse, gripe ou algum sintoma da gripe", explicou.
O Governo são-tomense criou um "boletim diário coronavírus", no âmbito do qual todos os dias o Ministério da Saúde fará "um ponto da situação" sobre a pandemia da covid-19.
O executivo anunciou que "até ao momento" foram efetuados um total de 119 testes laboratoriais (em laboratórios de Franceville, Gabão, e da Guiné Equatorial), 114 dos quais deram negativo e quatro deram positivo. Um foi inconclusivo.
Foram também realizados 30 testes rápidos, tendo 24 dado resultado negativo, quatro revelaram positivo e outros dois aguardam resultado.
O Governo aponta "oito casos acumulados" de covid-19 no país, quatro deles recuperados e outros quatro internados, havendo atualmente quatro suspeitos.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 209 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.