As condições para o regresso das competições de futebol, suspensas devido à pandemia covid-19, começaram a ser avaliadas na sexta-feira, na primeira reunião entre Governo e Federação Portuguesa de Futebol (FPF), disse à Lusa fonte ligada ao processo.
De acordo com aquela fonte, e à semelhança do que vem acontecendo noutros países, as equipas focais estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde e da FPF, vão procurar criar as condições para que as provas tenham a possibilidade de se concluir.
Em representação do Governo na reunião estiveram os ministros da Saúde e da Educação, Marta Temido e Tiago Brandão Rodrigues, respetivamente, e os secretários de Estado da Saúde e da Juventude e Desporto, António Lacerda Sales e João Paulo Rebelo, respetivamente.
O encontro de trabalho contou igualmente com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, tendo este servido ainda para estabelecer a criação de um grupo restrito que será responsável pela análise e definição de um protocolo de atuação que procure viabilizar o regresso das competições de futebol.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, e o Diretor-Geral do organismo, Tiago Craveiro, representaram a federação na reunião.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou quase 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 736 mil doentes foram considerados curados.
Portugal contabiliza 880 mortos associados à covid-19, em 23.392 casos confirmados de infeção, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.