SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: EuroAtlantic leva passageiros entre Holanda, Guiné-Equatorial, Angola e Portugal

LUSA
25-04-2020 13:34h

A companhia aérea portuguesa euroAtlantic realizou esta noite um voo, fretado pelo Amelia, que transportou passageiros entre Holanda, Guiné Equatorial e Angola, e que no regresso hoje a Lisboa trará também pessoas a bordo, anunciou a empresa.

"Um avião da euroAtlantic airways (EAA) de matrícula portuguesa Boeing B767-300ER posicionado no Aeroporto de Amesterdão Schiphol [Holanda] (...) vai voar para o Aeroporto 04 de Fevereiro (...), em Luanda, (...) e fará uma escala no Aeroporto Internacional de Malabo, na ilha de Bioko, Guiné-Equatorial, frente a São Tomé e Príncipe", afirma a empresa num comunicado emitido esta sexta-feira ao final da noite.

De acordo com a mesma nota, "o avião português, em Malabo, vai desembarcar e recolher passageiros, seguindo depois para o destino final, Luanda".

"O voo fretado pelo Amelia, do grupo aeronáutico francês Regourd Aviation, regressa depois a Lisboa com passageiros", adiantou.

O avião está previsto chegar hoje ao final da tarde ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital portuguesa adianta a euroAtlantic.

A 22 de abril, um voo da companhia aérea portuguesa euroAtlantic já tinha transportado para Luanda uma carga de material sanitário, que incluía testes à covid-19, uma ajuda do Brasil para Angola, anunciou na altura a empresa em comunicado.

"Uma aeronave da companhia portuguesa euroAtlantic airways (EAA) posicionada no Brasil descolou esta terça-feira (21) do Aeroporto Internacional de São Paulo para Angola, Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (LAD), em Luanda, transportando carga sanitária, que na atual crise do novo coronavírus, vai suprimir necessidades naquele Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)", refere a empresa no comunicado divulgado na noite de terça-feira.

A companhia portuguesa também já tinha operado, a partir de Luanda, no fim de semana anterior, um voo de repatriamento de cidadãos brasileiros que trabalhavam em Angola.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou quase 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 736 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 880 pessoas das 23.392 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

MAIS NOTÍCIAS