SAÚDE QUE SE VÊ

25 Abril: Líder da CGTP diz que AR "não parou de funcionar e ainda bem"

LUSA
25-04-2020 13:27h

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, apoiou hoje a realização da sessão comemorativa do 25 de Abril no parlamento, frisando que decorreu “com todas as condições sanitárias” e sublinhou o papel fiscalizador daquele órgão.

“A Assembleia da República não parou de funcionar e ainda bem, porque a Assembleia da República é o garante da democracia, é quem fiscaliza o governo e aprova as leis. Por que é que hoje não haveria de abrir, com todas as condições sanitárias como foi?”, questionou.

Isabel Camarinha, que falava aos jornalistas no final da sessão comemorativa da revolução do 25 de Abril, no parlamento, disse que a CGTP “também considera fundamental” que a sessão se realizasse.

Questionada sobre a forma como aquela central sindical vai comemorar o Dia do Trabalhador, 1.º de Maio, Isabel Camarinha sublinhou que é necessário “pôr na rua a voz dos trabalhadores” ainda que de forma “controlada e com participação limitada”.

Segundo Isabel Camarinha, o distanciamento social que a CGTP está a prever manter na rua, no dia 1.º de Maio, “ultrapassa o que a Direção-Geral de Saúde recomenda”.

A sindicalista defendeu que em altura de pandemia covid-19, os trabalhadores devem afirmar os seus direitos, como o direito à saúde e à higiene no local de trabalho, direitos que “não são cumpridos” em muitos locais, disse, exemplificando que não estão a ser distribuídos equipamentos de proteção individual em muitas empresas.

Hoje, o Presidente da República defendeu que a sessão solene do 25 de Abril é "um bom e não um mau exemplo" e que seria "civicamente vergonhoso" o parlamento demitir-se agora de exercer todos os seus poderes.

Na Assembleia da República, a maioria dos partidos concordou em realizar a sessão solene no parlamento adaptada às restrições da pandemia - CDS e Chega foram contra e PAN e Iniciativa Liberal preferiam outro formato de comemorações.

Os partidos cumpriram o combinado e apenas estiveram no plenário 46 do total dos 230 deputados.

MAIS NOTÍCIAS