A confiança dos investidores subiu na Alemanha em abril porque veem luz ao fundo do túnel, depois de se ter afundado em março, quando sofreu a maior queda desde o início dos inquéritos em dezembro de 1991, foi hoje anunciado.
O Centro para a Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou hoje que o seu índice de confiança no investimento subiu para 28,2 pontos em abril, mais 77,7 pontos que em março.
Em contrapartida a avaliação da situação económica atual na Alemanha caiu em abril de forma dramática para -91,5 pontos, menos 48,4 pontos do que em março.
Este panorama de expectativas e avaliação da situação atual assemelha-se aos valores de abril e maio de 2009, durante a crise financeira, adianta o ZEW.
"Os analistas dos mercados financeiros veem luz ao fundo de um túnel muito comprido. Os resultados do questionário extraordinário devido à crise da pandemia da covid-19 mostram que os analistas esperam um crescimento económico positivo de novo no terceiro trimestre", afirmou o presidente do ZEW, Achim Wambach.
Mas a produtividade económica anterior à crise causada pela pandemia da covid-19 será alcançada em 2022, segundo Wambach.
As expectativas dos analistas dos mercados financeiros em relação à zona euro também subiram fortemente, enquanto a avaliação da situação atual baixou drasticamente.