SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Empresa do Porto apoia programa governamental económico da Namíbia

LUSA
20-04-2020 18:53h

A Readiness IT, sediada no Porto, tem apoiado a implementação de um programa de suporte económico na Namíbia, destinado a habitantes em dificuldades financeiras causadas pela pandemia da covid-19, anunciou hoje a empresa tecnológica.

O Ministério das Finanças daquele país desenvolveu “um rendimento único de emergência”, que tem sido aplicado graças ao apoio da empresa portuguesa de serviços de transformação digital e desenvolvimento de ações à operadora Mobile Telecommunications Limited (MTC).

“Através de profissionais de tecnologias informáticas (IT) altamente qualificados e tecnologia desenvolvida em Portugal, há hoje na Namíbia mais de 2,5 milhões de pessoas que podem beneficiar do suporte económico governamental, sem sair de casa e evitar contactos desnecessários”, pode ler-se na nota, enviada à Lusa.

De acordo com o documento, o processo demora menos de cinco minutos a estar concluído e basta o acesso a um telefone, ao enviar mensagens de texto para o número de serviço, introduzindo dados pessoais e bancários, posteriormente analisados e avaliados pelo sistema, em conformidade com um processo de verificação.

“Em caso positivo, o suporte financeiro é transferido do Governo para a conta bancária do cidadão. A Readiness IT contribui para que a MTC consiga lidar com o excesso de tráfego de rede e sistemas sobrecarregados, permitindo que os números de transações ultrapassem as 1.500 por minuto”, continua o comunicado.

A empresa sediada no Porto referiu ainda que não parou a atividade dos mais de 400 colaboradores com escritórios em Portugal, Chile e Nova Zelândia.

Até hoje, a Namíbia contabiliza 16 casos confirmados do novo coronavírus, quatro recuperações e zero fatalidades, num total de 430 testes feitos no país, que estendeu, na semana passada, o estado de emergência até 04 de maio.

O continente africano regista um total de 1.119 mortos e um aumento de infeções de 21.096 para 22.275 registados em 52 países, segundo a última atualização do boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS