SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Movimento SOS.Covid.19 trabalha para ajudar os idosos

Canal S+ / DFM
17-04-2020 22:50h

Depois de angariar quase 100 mil euros, em 13 dias, com a finalidade de comprar máscaras, luvas e outros equipamentos para hospitais de Lisboa e Porto, o movimento trabalha agora para ajudar lares de idosos e já reuniu cerca de 40 mil euros. A meta são os 200 mil.

A missão é simples, reunir recursos para comprar equipamentos de proteção individual e doá-los de acordo com as necessidades. Alexandra Martins, uma das 8 fundadoras do movimento, conta ao S+ como tudo começou, à volta de uma mesa, ao almoço.

E como os lares de idosos têm sido altamente afetados pela Covid-19, são eles que fazem parte do desígnio da segunda campanha deste movimento que já angariou cerca de 40 mil euros. A meta são os 200 mil, proporcional “à nossa vontade de ajudar” sublinha Alexandra Martins que também alerta para os apelos dos lares que têm sido “muito dramáticos”.

Nesta equação existem dois lados: O dos doadores, que podem contribuir desde 1 euro a milhares de euros, quando falamos de empresas; e o dos destinatários, os hospitais e os lares de idosos que, segundo a fundadora, têm dado um feedback “absolutamente extraordinário”.

Na primeira campanha, os equipamentos de proteção individual foram oferecidos aos hospitais de São João no Porto, de Santa Maria em Lisboa e Garcia de Orta em Almada. Segundo a página de Facebook do movimento, essa campanha permitiu a angariação de um total de 64.058,40 euros (obtido através dos donativos feitos pela plataforma de crowdfunding, por transferências bancárias e por MBway), sendo que a este valor acresceu ainda um montante adicional de 29.962,80 euros proveniente do movimento STOP.COVID.19. O valor reunido no total foi de 94.021,20 euros, o que permitiu a distribuição de 39.025 máscaras cirúrgicas, 3.000 máscaras FFP2 e 3.335 viseiras.

A doação pode ser feita aqui

Saúde +

MAIS NOTÍCIAS