A iniciativa do PSD/Açores "Congresso da Sociedade", anunciada no último congresso do partido, em janeiro, irá ser realizada através da internet devido às restrições de aglomeração de pessoas impostas pela covid-19, disse hoje o presidente do partido.
O anúncio foi feito por José Manuel Bolieiro através de um vídeo na rede social Facebook, no qual adianta que a iniciativa irá “avançar este mês” com a coordenação da ex-eurodeputada do social-democrata Sofia Ribeiro.
Segundo Bolieiro, o “Congresso da Sociedade" irá “acontecer pelo meio digital” e pretende “definir o rumo para o futuro” dos Açores através da auscultação de pessoas das nove ilhas do arquipélago.
Em janeiro, no último congresso dos sociais-democratas açorianos, Bolieiro avançou com a organização de um evento, a decorrer entre março e maio, para promover a "reflexão e debate com todos os setores da sociedade açoriana" em "todas as ilhas" e municípios dos Açores, isto em ano de eleições regionais.
"Queremos uma sociedade motivada e participante. Por isso, queremos ouvir os açorianos. Ainda mais. Cada vez mais. Para isso vamos convocar a sociedade. Os cidadãos, as organizações, as instituições. Todos serão muito bem-vindos", declarou Bolieiro na ocasião.
No vídeo de hoje, onde se fez acompanhar de Sofia Ribeiro, professora de profissão, Bolieiro abordou também questões relacionadas com a estratégia para a educação durante a pandemia de covid-19.
Segundo o presidente do PSD/Açores, a lecionação de aulas à distância deve servir para a “consolidação de conhecimento crítico” na área das tecnologias digitais para preparar a região para o “mundo digital”.
José Manuel Boleiro frisou também a importância de não serem lecionados novos conteúdos no 3.º período escolar porque alguns alunos poderão não dispor dos equipamentos necessários: “A introdução de novos conteúdos pode criar desigualdades”, considerou.
O líder regional social-democrata mostrou ainda “disponibilidade” para colaborar com o Governo Regional, socialista, na área da educação, uma vez que o PSD se quer afirmar como “parte da solução” e não “apenas como identificador dos problemas”.
Com as escolas encerradas desde 16 de março devido à covid-19, o ensino passou a ser realizado à distância, sendo que, para o 3.º período letivo, o Governo nacional anunciou que as aulas virtuais iriam ser complementadas por conteúdos transmitidos pela RTP Memória para alunos até ao 9º. ano e, na região, pela RTP Açores para alunos do 1.º ao 4.º ano.
Desde o início do surto foram confirmados 106 casos de covid-19 nos Açores, dos quais 87 estão ativos, tendo ocorrido 14 recuperações (seis na Terceira, quatro em São Miguel, três em São Jorge e uma no Pico) e cinco mortes (em São Miguel).
A ilha de São Miguel é a que registou mais casos até ao momento (69), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (quatro).
Entre os 87 casos ativos, 20 estão internados nos três hospitais da região e no Centro de Saúde do Nordeste, quatro dos quais em cuidados intensivos.
Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.