A Câmara Municipal de Moimenta da Beira informou hoje que instalou 30 camas em cinco salas da antiga escola primária D. Carolina Guedes, a primeira fase de mais duas, que no final irão disponibilizar mais 70 camas.
“O primeiro espaço de retaguarda para acolher casos relacionados com a covid-19 no concelho está já instalado. São 30 camas em cinco salas devidamente preparadas na antiga Escola Primária D. Carolina Guedes”, adianta a autarquia.
Segundo um comunicado de imprensa, o presidente da Câmara, José Eduardo Ferreira, adianta que “este primeiro espaço de retaguarda faz parte de um plano de contingência dividido em três fases e, concluída a primeira, desenvolver-se-ão depois as restantes duas fases”.
“Todos esperamos que nenhuma delas venha a ser necessária”, assumiu, acrescentando que a segunda fase passa por mais 30 camas na escola de Edemeios, na freguesia de Arcozelos, e, a terceira, no Centro Cultural Infante D. Henrique (antigo Externato Infante D. Henrique), com 40 camas.
“Tudo está a ser preparado para dar a melhor resposta a todos os casos que possam vir ainda a surgir”, destaca o autarca, que elogia a “permanente coordenação entre todas as instituições e pessoas envolvidas nesta e noutras operações”.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.
Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Das pessoas infetadas, 1.284 estão hospitalizadas, das quais 222 em unidades de cuidados intensivos, e 519 foram dadas como curadas.