O PS pediu hoje a audição, no parlamento, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) para dar explicações sobre “a atuação das forças militares" no combate à pandemia de covid-19.
A reunião da comissão de Defesa Nacional com o almirante Silva Ribeiro tem como objectivo compreender melhor como “estão a ser empregues os meios e capacidades disponíveis nas Forças Armadas para prevenir, combater e auxiliar na contenção da pandemia”, em coordenação com as autoridades de saúde pública, forças de segurança e Serviço Nacional de Saúde, segundo requerimento assinado pelo deputado socialista Diogo Leão.
O PS argumenta que o CEMGFA “é o responsável pelo emprego de todas as forças e meios da componente operacional”, quer no “cumprimento das missões de natureza operacional, nos planos externo e interno, e na “cooperação com as forças e serviços de segurança e a colaboração em missões de proteção civil”.
Nas últimas semanas, desde o início da pandemia, as Forças Armadas disponibilizaram camas nos hospitais militares para doentes de covid-19 e têm cooperado na descontaminação de infra-estruturas, como lares de idosos.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 657 pessoas das 19.022 registadas como infetadas.