SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Alunos e docentes do Politécnico do Cávado e Ave ensinam a comunicar 'online'

LUSA
17-04-2020 16:49h

Alunos e professores do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com sede em Barcelos, estão a ensinar a comunicar ‘online’ para ajudar a combater a solidão em tempos de confinamento social, anunciou hoje a academia.

As "explicações" são dadas através da linha telefónica gratuita 800100555, que está disponível todos os dias, entre as 12:00 e as 20:00.

Em comunicado, o IPCA refere que o objetivo é "ajudar a população vulnerável a comunicar à distância", dotando jovens ou idosos de competências digitais com apoio técnico gratuito, para que possam falar com familiares e amigos.

Sublinha que ainda existe um número "bastante significativo" de pessoas que nunca tiveram oportunidade de adquirir competências digitais.

Coordenado pelos serviços de Ação Social do IPCA, o projeto envolve estudantes e professores das áreas das tecnologias, todos em regime de voluntariado.

O envio de ficheiros e fotografias pelo ‘whatsApp’ ou a realização de uma chamada por videoconferência foram alguns dos pedidos feitos aos voluntários do IPCA.

A nível global, a pandemia da covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 657 pessoas das 19.022 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

MAIS NOTÍCIAS