A Câmara de Arraiolos, no distrito de Évora, instalou 110 camas em vários espaços do concelho para servirem de retaguarda e apoio às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.
Segundo informou o município na rede social Facebook, os espaços vão funcionar "em caso de necessidade de deslocação temporária de utentes" e "podem ser acionados assim que a Autoridade de Saúde o determinar por qualquer situação que venha a surgir no âmbito da pandemia covid-19".
As 110 camas, indicou a autarquia, foram instaladas numa escola básica do 1.º ciclo com jardim-de-infância e num gimnodesportivo em Arraiolos, na escola e numa habitação em Igrejinha, numa capela e na escola primária no Vimieiro.
De acordo com a câmara, a criação dos denominados "Centros de Acolhimento Temporário" resulta da colaboração do município com a Autoridade de Saúde, Segurança Social e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O pavilhão multiusos da vila alentejana também está preparado com 30 camas de campanha para a eventual necessidade de acolhimento de forças operacionais, assim como um apartamento que pode acolher profissionais de saúde ou das forças de segurança que possam necessitar de um espaço de residência temporária.
Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
No Alentejo, segundo a DGS, há 156 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.