SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Vidigueira lança medidas para ajudar famílias, empresas e instituições

LUSA
16-04-2020 16:28h

A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, lançou medidas para ajudar famílias, instituições e empresas do concelho a prevenir, combater ou atenuar "efeitos negativos" da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o município, do distrito de Beja, refere que as medidas "consolidam e alargam" as opções que tem vindo a tomar, "mantendo no centro das prioridades a preocupação pela defesa da saúde e a concretização de ações que atenuem os efeitos negativos da pandemia" na qualidade de vida da população.

Em termos de medidas para famílias, a autarquia vai alargar os programas de apoio social do município "Vidigueira Inclusiva" e "Banco Alimentar" aos habitantes do concelho que tenham ficado desempregados.

A câmara também vai alargar o apoio ao arrendamento a famílias com dificuldades em pagar rendas de habitações próprias permanentes e que comprovem perda de rendimentos, a comparticipação na compra de medicamentos, as refeições gratuitas aos alunos integrados no escalão B de ação social escolar e o Programa de Ocupação Jovem.

O município também decidiu reforçar o programa "Estamos cá por Si", que visa apoiar e "promover a satisfação das necessidades básicas, sem que saiam de casa", de idosos com 60 ou mais anos e que "revelem algum isolamento familiar".

Em termos institucionais, o município vai comprar e entregar equipamentos de proteção individual a instituições, isentar as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do pagamento da fatura de água e adquirir em estabelecimentos de restauração aderentes e pagar as refeições das equipas de voluntários dos bombeiros.

Para apoiar o setor empresarial, a autarquia vai isentar os comerciantes do Mercado Municipal e as empresas instaladas no Ninho de Empresas de Vidigueira do pagamento das rendas dos respetivos espaços.

A autarquia também vai isentar do pagamento da fatura de água as empresas afetadas e que comprovem a perda de rendimentos e reforçar as ações do gabinete municipal de apoio aos empresários, nomeadamente na divulgação e no aconselhamento das linhas de apoio do Governo destinadas ao setor empresarial.

"Num momento de grandes dificuldades para o setor empresarial", o município frisa que uma das medidas a que tem vindo "a dar especial atenção" e quer "manter como prioridade" é "o pagamento atempado aos fornecedores da autarquia, contribuindo para lhes assegurar liquidez em termos de tesouraria".

Segundo o município, o financiamento das medidas será assegurado através de verbas destinadas inicialmente pela autarquia a iniciativas culturais, desportivas e recreativas, que, devido à pandemia, já foram ou poderão vir a ser canceladas até final deste ano.

Atualmente, "é prematuro avançar com valores concretos, já que é necessário ter presente a necessidade em simultâneo de acudir à situação emergente, mas, ao mesmo tempo, não pôr em causa a gestão financeira do município", explica.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

No Alentejo, há 156 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

MAIS NOTÍCIAS