SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Autoridades congratulam-se por Bissau estar sem novos casos há uma semana

LUSA
16-04-2020 16:11h

O médico Tumane Balde, do Centro Operacional de Emergência em Saúde da Guiné-Bissau, disse hoje que a capital do país, Bissau, não regista novos casos de covid-19 há uma semana.

"Felicitamos Bissau por não ter novos casos há uma semana", afirmou o médico, na conferência de imprensa diária para fazer o balanço da progressão da covid-19 no país.

Nas declarações aos jornalistas, Tumane Baldé disse também que na quarta-feira atribuiu erradamente uma das novas infeções a um residente do bairro Militar, um dos mais populosos de Bissau.

"O senhor reside no bairro Militar, mas está há cerca de um mês na cidade de Canchungo a trabalhar e foi lá que contraiu a covid-19", explicou o médico.

Segundo Tumane Baldé, hoje "não há alterações aos números apresentados na quarta-feira".

A Guiné-Bissau regista 46 casos da covid-19, três dos quais recuperados.

Em termos de distribuição geográfica, 31 casos foram registados em Bissau, 10 em Canchungo, na região de Cacheu, e cinco na região de Biombo.

O médico precisou também que as equipas do laboratório nacional de saúde pública estão em Canchungo a recolher amostras de casos considerados suspeitos.

No âmbito do combate à pandemia, a Guiné-Bissau já prolongou o estado de emergência até 26 de abril e endureceu algumas das medidas para combate a prevenção da doença, à semelhança do que aconteceu em alguns países do mundo.

Os Estados Unidos da América são o país com mais mortos (30.985) e mais casos de infeção confirmados (639 mil) e, por regiões, a Europa somava hoje 90.181 mortos (mais de um milhão de casos) e África 910 mortos (17.293 casos).

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

MAIS NOTÍCIAS