A 13.ª edição das festas populares da Covilhã - "Até os Santos Dançam" - que iria decorrer durante o mês de junho, foi cancelada devido à evolução da pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.
"Ao longo dos últimos 12 anos, têm sido milhares as pessoas que todos os anos celebram uma tradição antiga, os Santos Populares, onde nunca faltou a tradicional fogueira, jogos tradicionais, marchas populares, sardinha assada, caldo-verde, o manjerico, as luzes e acima de tudo a juventude e o convívio. A organização agradece a compreensão e colaboração de todos os que nos têm acompanhado nesta jornada. Para que possamos retomar o nosso quotidiano, é hora de nos unirmos na salvaguarda de todos", refere a organização em comunicado.
Além do tradicional arraial, este ano também estava prevista a instalação de um camião com ecrã gigante para a transmissão do Euro 2020, que, entretanto, também foi adiado para 2021", não permitindo assim cumprir a tradição de acompanhar o campeonato.
O evento, que se realiza há 12 anos, junta milhares de pessoas no Jardim Público da Covilhã durante os fins de semana de junho e é uma organização da Associação Cultural Desertuna, Banda da Covilhã, em parceria com a Covilhã Eventos e apoio do Município da Covilhã.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.
Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+5%) e mais 750 casos de infeção (+4,1%).
Das pessoas infetadas, 1.302 estão hospitalizadas, das quais 229 em unidades de cuidados intensivos, e 493 foram dadas como curadas.