A Câmara de Estremoz, no distrito de Évora, decidiu suspender o pagamento de rendas, taxas e tarifas por parte de munícipes, empresas e instituições do concelho, na sequência da pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.
A autarquia justifica a decisão com a atual situação de pandemia e como medida de "apoio às empresas e às famílias do concelho" durante o período de "quebra de atividade e de poder económico" decorrentes dos efeitos da covid-19.
A autarquia deu instruções aos seus serviços para que se proceda à suspensão do pagamento das rendas devidas ao município, das taxas de utilização do espaço público, como esplanadas e toldos, das taxas de publicidade e das tarifas de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.
A suspensão do pagamento das rendas, taxas e tarifas por parte dos munícipes, empresas e instituições vigora por tempo indeterminado e tem efeitos desde março.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 124 mil mortos e infetou quase dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
No Alentejo, segundo a DGS, há 155 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.