SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Torres Vedras cancela Feira de São Pedro e outros eventos até junho

LUSA
14-04-2020 16:39h

A Câmara de Torres Vedras alargou até final de junho o cancelamento de eventos municipais, entre eles a secular Feira de São Pedro, devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a autarquia.

"Não vamos ter a nossa secular Feira de São Pedro, o que é uma medida dura porque é o ponto de encontro de todos os torrienses", disse em conferência de imprensa o presidente deste município do distrito de Lisboa, Carlos Bernardes.

A Feira de São Pedro, que se realiza há 726 anos em Torres Vedras, recebeu 225 mil visitantes na edição de 2019.

Assumindo-se como uma das maiores feiras generalistas do país, a Feira de São Pedro contou com a presença de 157 empresas dos mais diversos setores, 152 feirantes, a habitual zona de animação noturna e divertimentos, e ainda 13 tasquinhas gastronómicas e 18 expositores de produtores de vinho do concelho.

A autarquia anunciou hoje que decidiu alargar até 30 de junho o cancelamento de todas as atividades e eventos municipais, entre os quais estão também o festival Oeste Infantil e o Carnaval de Verão, em Santa Cruz.

Na conferência de imprensa, o presidente da câmara admitiu a hipótese de reprogramar obras para as quais ainda não lançou concurso público, para conseguir executar o Programa Municipal de Apoio Extraordinário criado para responder à pandemia de covid-19, estimado em 3,9 milhões de euros e hoje anunciado.

A autarquia está a promover a realização de testes à covid-19 em 668 trabalhadores dos 31 lares existentes no concelho, onde não há registo de casos de infeção.

O município está a investir 10 mil euros na aquisição de máscaras para distribuir a profissionais de saúde, agentes da Proteção Civil, lares e à população.

Até agora, já foram distribuídas 3.000 máscaras cirurgias e outras 1.000 do tipo 'FFP2', prevendo-se que esta semana sejam distribuídas mais 1.000 das primeiras e 750 das segundas, referiu o município à agência Lusa.

Em parceria com o ateliê de costura solidária 'My Moio', estão a ser fabricadas máscaras de uso comunitário e a autarquia estima começar esta semana a "distribuir junto da população" cerca de 2.500.

O município adquiriu ainda 25 câmaras termográficas, que está a entregar a instituições do concelho.

Torres Vedras regista 33 casos de infeção por covid-19, dos quais três estão recuperados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela autarquia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

MAIS NOTÍCIAS