SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Autocarro adaptado a unidade de testes percorre instituições de Matosinhos

LUSA
13-04-2020 18:48h

Um autocarro adaptado a unidade móvel de testes à covid-19 vai percorrer as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Matosinhos para testar utentes e funcionários, num total de 1.700 pessoas, revelou hoje a autarquia.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, explicou que o autocarro, que está transformado numa espécie de laboratório móvel, destina-se a testar utentes e funcionários que "estão assintomáticos", apontando que os que apresentavam sintomas "já foram testados".

O rastreio alcançará cerca de 1.700 pessoas, sendo cerca de 1.000 utentes e 700 funcionários.

O autocarro vai estacionar em frente às instituições e os utentes que tenham mobilidade deslocar-se-ão até à unidade móvel, enquanto os que não tenham serão testados no interior das instituições pela equipa da unidade de testes.

Luís Salgueiro precisou, ainda, que as pessoas cujos testes confirmem positivo ao novo coronavírus serão geridas em Matosinhos, no distrito do Porto, de três formas.

"Ou colocadas em isolamento, caso os lares tenham essas condições para isso, ou internadas nos hospitais mediante o diagnóstico feito ou, caso a instituição não tenha possibilidade, cumprirão quarentena numa unidade hoteleira do concelho", descreveu a autarca.

O investimento da Câmara de Matosinhos nesta unidade móvel foi de 170 mil euros.

Já nota da Salvador Caetano, grupo que cedeu o autocarro à Câmara de Matosinhos e ao Hospital Pedro Hispano, indica que em causa está num COBUS 2700S, modelo presente em 350 aeroportos de mais de 100 países, e que a mobilidade do veículo vai ser assegurada pelos colaboradores Telmo Teixeira e Nélson Soares.

O Grupo Salvador Caetano destaca que "a dimensão do veículo, o facto de ser amplo no seu interior e a facilidade de adaptação motivaram a escolha do modelo COBUS para assegurar esta missão".

"Através das suas empresas, o Grupo Salvador Caetano tem-se empenhado no apoio e combate à pandemia que vivemos desde a doação de equipamentos de proteção individual, à cedência de veículos aos profissionais de saúde, até à readaptação dos nossos produtos e serviços de mobilidade às novas necessidades do cliente. Acreditamos que, todos juntos e com empenho, seremos capazes mitigar os efeitos do momento que vivemos", lê-se na nota da empresa.

Esta que é a primeira de caráter móvel, é a terceira unidade de testes à covid-19 de Matosinhos que soma uma no Hospital Pedro Hispano e outra no parque de estacionamento de Manhufe.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 400 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

Dos infetados, 1.187 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS