A ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, anunciou hoje que há mais dois cidadãos angolanos infetados com covid-19 em Portugal, que se juntam ao casal de angolanos já diagnosticado anteriormente e que está a recuperar em hospitais portugueses.
A ministra informou, durante um conferência de imprensa hoje, em Luanda, que não se registaram novos casos em Angola nas últimas 24 horas, mantendo-se o registo de 19 infetados, dos quais resultaram dois óbitos, havendo dois pacientes já recuperados.
Questionada sobre a forma como as autoridades angolanas estão a acompanhar os cidadãos que deveriam estar em quarentena domiciliar mas deram endereços falsos, Sílvia Lutucuta adiantou que "muitos desses estão sendo encontrados por georreferenciação ou através dos documentos de identificação".
A ministra salientou também que "felizmente, o povo angolano está atento e tem feito muitas denúncias", o que tem ajudado as autoridades a encontrar os incumpridores que são encaminhados para quarentena institucional.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em África, há registo de 630 mortos num universo de mais de 12.219 casos em 52 países