SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospitais aumentam capacidade de diagnóstico com a ajuda de investigadores

Canal S+ / ALS
09-04-2020 22:21h

A ciência e a medicina estão de mãos dadas na luta contra a covid-19. O Instituto Gulbenkian de Ciência foi uma das instituições que colocou os seus cientistas ao dispor dos laboratórios de diagnóstico de vários hospitais que realizam testes ao COVID-19 e, desta forma, aumentar a capacidade de resposta.

Do laboratório de investigação para o laboratório de diagnóstico. As diferenças não são muitas, mas as rotinas não diferentes. Sílvia Costa é investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência e foi das primeiras voluntárias a iniciar a colaboração Laboratório de Microbiologia Clínica e Biologia Molecular do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que congrega o Hospital de S. Francisco Xavier, o Hospital de Egas Moniz e o Hospital de Santa Cruz. Depois de receber formação, apresentou-se como mais um recurso para aumentar capacidade de resposta e aliviar a pressão que os laboratórios estão a sentir para ditarem o diagnóstico com celeridade. Mas o trabalho não se fica pelo “positivo” ou “negativo”, há continuidade no Instituto Gulbenkian de Ciência, e não só.  Os testes sorológicos também já estão a ser preparados para verificar a imunidade da população.

Os laboratórios funcionam em turnos de 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os pedidos de testes à COVID-19 sejam atendidos com a urgência que a pandemia justifica.

MAIS NOTÍCIAS