O Mercado de Angeiras, em Matosinhos, encerrado desde domingo depois de dois trabalhadores de uma das operadoras terem testado positivo para a covid-19, vai manter-se de portas fechadas até à próxima terça-feira, adiantou hoje fonte da câmara local.
"A Câmara Municipal de Matosinhos, tendo sempre como objetivo a segurança da população, age no estrito cumprimento de todas as indicações das autoridades de saúde", referiu, acrescentando que "esta decisão segue indicações do delegado de saúde".
No sábado, ao final da tarde, a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro tomou conhecimento de dois trabalhadores de uma operadora económica infetados pelo novo coronavírus.
Apesar de a Entidade de Saúde considerar que só deveria ser limitado, desinfetado e higienizado o espaço comercial onde trabalhavam os infetados, a câmara decidiu encerrar todo o mercado a partir de domingo para a sua desinfeção e higienização.
Além disso, os operadores e respetivos trabalhadores, bem como todos os colaboradores municipais afetos ao Mercado de Angeiras, foram contactados para, em caso de sentirem alguns dos sintomas identificados com a infeção pelo novo coronavírus, ligarem para a Linha Saúde 24 e permanecerem em casa a aguardar orientações, ressalvou.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados de covid-19 foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.
Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.