SAÚDE QUE SE VÊ

Síria: EUA anuncia envio de ajuda financeira a organização civil de socorristas

LUSA
23-10-2019 10:53h

O Presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou terça-feira uma ajuda de 4,5 milhões de dólares (cerca de 4 milhões de euros) para os Capacetes Brancos, organização civil humanitária que opera em áreas rebeldes ao regime sírio, anunciou a Casa Branca.

Donald Trump autorizou a ajuda ao corpo de socorristas civis da Síria “para continuar a apoiar o trabalho importante e altamente valorizado da organização neste país”, disse Stephanie Grisham, porta-voz da Casa Branca.

No início do mês, o Presidente norte-americano anunciou a retirada de tropas norte-americanas do nordeste da Síria onde lutavam contra o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico ao lado das milícias curdas, agora deixadas à mercê de uma ofensiva militar da Turquia, que as considera um grupo terrorista.

Donald Trump tem dito que a retirada das forças militares dos EUA da Síria não significava um abandono total do apoio que forneciam na região, garantindo que continuariam a fornecer meios financeiros e materiais na luta contra o Estado Islâmico.

A ajuda aos Capacetes Brancos insere-se nessa estratégia de apoio, disse a Casa Branca, elogiando o corpo de socorristas conhecidos pela sua eficácia na recuperação de sobreviventes em zonas bombardeadas.

MAIS NOTÍCIAS