O município de Pinhel, no distrito da Guarda, lançou um projeto de voluntariado para criação de uma rede de voluntários no concelho, para intervir e ajudar instituições durante a pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
"Numa altura em que todos somos poucos para dar resposta às necessidades de quem está na linha da frente no apoio às populações, o município de Pinhel criou o projeto de voluntariado ‘Pinhel Conta Comigo' com o objetivo de criar uma rede de voluntários que poderão, na medida da sua disponibilidade e das suas apetências/competências, colaborar em vários processos em curso, assim como dar apoio a instituições locais/concelhias", refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a fonte, podem integrar o projeto de voluntariado pessoas com mais de 18 anos e que tenham apetência para as áreas de apoio necessárias.
Os voluntários destinam-se a prestar apoio nos equipamentos sociais das instituições particulares de solidariedade social (Centros de Dia, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Unidade de Cuidados Continuados, Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais) e na higiene pessoal de doentes acamados não institucionalizados.
Também podem dar apoio no tratamento de doentes infetados com covid-19 encaminhados para o Centro de Emergência (localizado no Centro Logístico de Pinhel), na cozinha do Centro de Emergência, na entrega de alimentos e medicamentos, e na realização de trabalhos de costura.
Os interessados em aderir ao projeto "Pinhel Conta Comigo" podem obter mais informações junto do Gabinete de Ação Social do Município de Pinhel (telefone 961 016 963 e ‘e-mail' accao.social@cm-pinhel.pt).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).
Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.