A Rússia vai dar um milhão de dólares (cerca de 925 mil euros) à Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito do combate global contra o novo coronavírus, divulgou hoje Moscovo.
De acordo com um decreto hoje publicado, esta contribuição “voluntária” será retirada do orçamento federal russo do ano corrente.
A par desta doação, o organismo russo responsável pela proteção do consumidor, designado Rospotrebnadzor, irá alocar uma verba adicional na ordem dos 803 mil dólares (cerca de 744 mil euros) para cobrir os custos associados à assistência a países estrangeiros, nomeadamente com fundos para diagnósticos laboratoriais da doença covid-19 e para o fornecimento de material e de assistência técnica.
Este montante será destinado especialmente para zonas da Europa de leste, Transcaucásia (Azerbaijão, Arménia e Geórgia), Ásia central e Sudeste asiático, Médio Oriente, África e América Latina.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.
Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a OMS a declarar uma situação de pandemia.