SAÚDE QUE SE VÊ

Governo da Madeira gastou 10 ME na requalificação de 16 dos 47 centros de saúde da região

LUSA
18-10-2019 18:12h

O Governo da Madeira investiu na última legislatura 10 milhões de euros em obras de requalificação em 16 centros de saúde, sendo que atualmente a região conta com um total de 47, disse hoje o líder do executivo regional.

“Temos 47 centros de saúde na Madeira, já fizemos requalificação em 16 e ascendeu o investimento a 10 milhões de euros neste mandato”, declarou Miguel Albuquerque no decorrer da visita que efetuou às obras da unidade de saúde da Calheta, um dos concelhos na zona oeste da ilha.

O governante social-democrata madeirense salientou que a obra “está a correr a bom ritmo”, considerando ser uma “infraestrutura essencial para a saúde pública para a Madeira e em especial para a população da Calheta”.

Albuquerque mencionou que esta intervenção representa um investimento na ordem dos 3,4 milhões de euros, sendo “85% comparticipado pelo Governo Regional e o restante pela Santa Casa da Misericórdia da Calheta”.

“Ficará aqui um centro de saúde concelhio, com todas as valências, desde urgências, saúde oral, terapia da fala, ocupacionais“, salientou, considerando ser uma infraestrutura “muito importante" para a prestação de "bons cuidados de saúde à população do concelho”.

O chefe do executivo madeirense adiantou que a obra física deste centro de saúde deverá ficar concluída “em março do próximo ano”, perspetivando que esteja equipado e “pronto a prestar serviços de saúde à população em maio”.

Segundo Miguel Albuquerque, também vão ser efetuadas obras no centro de saúde da freguesia do Arco da Calheta, também naquele concelho, que vão custar 500 mil euros.

O concelho da Calheta é o mais extenso da Madeira, na zona oeste, com 116 quilómetros quadrados (15% da superfície da ilha), sendo composto pelas freguesias do Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Jardim do Mar, Paul do Mar, Prazeres, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo, onde habitam 11.521 pessoas, de acordo com os Censos de 2011.

MAIS NOTÍCIAS