A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou hoje um apoio de 34,5 milhões de meticais (cerca de 500 mil euros) para a reconstrução do Hospital Central da Beira, na sequência da destruição provocada pelo ciclone Idai.
A verba vai ajudar na reconstrução do banco de sangue, imagiologia, psiquiatria, centro ortopédico, banco de socorro e dos serviços de ginecologia, refere um comunicado da AMB.
O programa de reconstrução do Hospital Central da Beira será implementado pela organização não-governamental Health4moz, sob coordenação do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone Idai.
"A AMB correspondeu, assim, à iniciativa de apoiar as obras de reconstrução de alguns blocos do Hospital Central da Beira", sublinhou a associação em comunicado, no dia em que foi assinado o acordo que viabiliza a disponibilização da ajuda.
O apoio resultou da contribuição de 14 bancos filiados na AMB.
O ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique em março, provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Pouco tempo depois, Moçambique voltou a ser atingido por um outro ciclone, o Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, matando 45 pessoas e afetando 250.000.