SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Vizela adapta escola para receber utentes dos lares infetados

LUSA
03-04-2020 19:24h

A Câmara de Vizela anunciou que está a instalar um lar de retaguarda, numa escola do concelho, para receber utentes das instituições privadas de solidariedade social (IPSS) infetados pelo vírus da Covid-19.

Segundo fonte da autarquia, a nova resposta tem sido preparada na Escola Básica e Secundária de Infias, cujas salas de aulas foram transformadas em quartos.

O município anuncia que estão disponíveis 56 camas, seis das quais articuladas, destacando-se a colaboração, neste projeto, de funcionários das escolas e voluntários, nomeadamente da instituição Fraternidade de Nuno Álvares de Braga.

O Rotary Clube de Vizela cedeu 31 camas e mesas-de-cabeceira, o Lions Clube de Vizela ofereceu 25 camas e mesas-de-cabeceira e várias empresas do concelho doaram jogos de banho, jogos de cama, colchões, colchas e cobertores.

Passada esta pandemia, informa ainda a autarquia, "parte significativa" deste equipamento será utilizado para a criação no concelho de um centro de acolhimento às pessoas sem-abrigo.

De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral da Saúde, o concelho de Vizela, no distrito de Braga, conta, atualmente, com 11 casos de Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

MAIS NOTÍCIAS