SAÚDE QUE SE VÊ

Açores com nova composição na Comissão de Acompanhamento dos Serviços de Saúde Mental

LUSA
16-10-2019 16:27h

A secretária regional da Saúde dos Açores nomeou Eduardo Azevedo como novo coordenador da Comissão Regional de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde Mental, segundo um despacho hoje publicado em Jornal Oficial.

Além do coordenador Eduardo Azevedo, especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, os restantes elementos da comissão foram também renovados.

Assim, integram também aquela comissão Raquel Pruxa, assistente de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, em representação dos hospitais da região, e Sara Ponte, interna de 4.º ano de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em representação dos cuidados de saúde primários.

A nota informa ainda que a comissão conta também com Patrícia Freitas de Lima, da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, e Joana Moura Cabral, psicóloga e investigadora, em representação dos familiares das pessoas portadoras de doença mental.

Da comissão fazem ainda parte Marco Pavão, diretor da Casa de Saúde de São Rafael (Terceira), que representa o Instituto de São João de Deus, e Raquel Coelho, diretora da Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

"Esta renovação traduz a aposta do Governo Regional na integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários e na consolidação de parcerias com unidades do setor privado", sublinha a secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, citada numa nota do executivo açoriano.

A governante acrescentou ainda que a renovação da equipa "reflete também o compromisso com o acesso equitativo, a qualidade e a sustentabilidade dos cuidados de saúde".

Nesta comissão, os serviços de saúde mental da infância e da adolescência são representados por Bruno Seixas, assistente da especialidade de Pedopsiquiatria do Hospital de Ponta Delgada.

Compete a esta comissão pronunciar-se sobre a criação, modificação ou extinção de qualquer serviço, unidade, valência clínica ou psicossocial na área da saúde mental.

Além disso, pode colaborar na elaboração do Plano Regional de Saúde, planos setoriais e programas no âmbito da saúde mental.

Emitir parecer sobre políticas de saúde mental a implementar na região e avaliar a qualidade dos cuidados prestados em saúde mental são outras competências desta comissão.

O Plano Regional de Saúde 2014-2020 "define a saúde mental como base de um desenvolvimento equilibrado durante a vida, salientando o seu importante papel nas relações interpessoais, vida familiar e integração social" e constituindo "um fator importante de inclusão social, bem como de plena participação comunitária e económica", salienta o executivo regional.

MAIS NOTÍCIAS